- Área: 595 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Alejandro Arango
-
Fabricantes: Indural, Mármoles y granitos de Alicante, Rolformados
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto localiza-se em um ecossistema de floresta tropical seca, com uma temperatura anual média de 28 graus, uniforme ao longo do ano, característica do Vale do Rio Cauca. Devido a isso, fatores bioclimáticos como a geração de sombra ou o aproveitamento de ventilação natural foram determinantes no projeto.
TOPOGRAFIA
A casa adapta-se às condições topográficas de um lote que havia sido modificado anteriormente: uma ladeira inclinada foi cortada para criar uma área plana e um grande talude traseiro. Dada essa condição a casa faz uso da área plana, mas tentar restaurar o perfil da montanha localizando as zonas altas com dois níveis para a parte posterior, e as áreas baixas sombreadas para a frente. Em corte, definiu-se um corredor baixo à paisagem e dormitórios com dois níveis em direção à inclinação, conectados através de um telhado de concreto armado inclinado que conduz a passagem das correntes de vento das partes baixas até as mais altas.
MÓDULOS
Em planta, a casa é definida a partir de quatro módulos que vão se enroscando em torno de uma árvore e à paisagem distante do Rio Cauca. No primeiro módulo localiza-se o dormitório principal, no segundo e no quarto se localizam dois dormitórios de hóspedes em cada um, e no terceiro os serviços e áreas sociais. Esses módulos conectados por um corredor, vão definindo um espaço exterior côncavo onde se acomodam a piscina e as zonas de lazer. A fragmentação em módulos e as mudanças de ângulo permitem que a casa aumente a área de fachada exposta às correntes naturais de ar e aumente, desse modo, sua permeabilidade.
CIRCULAÇÃO
Nesse caso, e como na arquitetura tradicional da região, a circulação funciona como uma estância aberta, comprida e sombreada, lugar para pendurar redes e contemplar a paisagem; Para controlar o sol e poder fechar o espaço em algumas ocasiões, grandes portas metálicas de correr definem um padrão de perfuração de 60%, permitindo ventilação natural, mesmo nos momentos em que o espaço não está aberto. A casa foi localizado de modo que o corredor permaneça na sombreado em quase todo o ano.